Raphael Fernandes
Raphael
Coreógrafo, educador, produtor e excêntrico artista que transita das artes cênicas as artes plásticas, em constante intensidade.
Formado em Educação Física, especializado em dança contemporânea pela Casa Hoffman, em parceria com a C.E.M. (Portugal), 2006. Iniciou seus estudos em danças urbanas em 2001 e desde então experimenta seu método de ensino e arte em galerias, companhias de dança, centros de estudos, ONGs, projetos sociais, universidades e nas principais escolas da sua capital.
No teatro, possui diversos trabalhos como ator, diretor de cena, coreógrafo e preparador físico, entre os mais recentes, Teatro Regina Vogue, cia. ACTO, Teatro Barracão em Cena, Natal do Palácio Avenida. Além de comerciais e programas de televisão.
Na dança, desenvolve sua linguagem urbana, oriundos do BREAKING, em constante movimento e experimentações a partir de suas experiências pelas companhias que transita:
Des.companhia de dança dirigido por Cintia Napoli;
Coletivo Brincante de Cleyton Leme;
Heart Company de Octavio Nassur, conduzido também por Patricia Machado, Mario Nascimento e Airton Rodrigues;
ABABTG com o projeto RITUAL INVISÍVEL produzido por Simone Boenish e Jorge Schneider;
DUPLO produções com o espetáculo, GUERNICA, dirigido por Laura Haddad e coreografado por Carmen Jorge.
Entre os trabalhos internacionais recentes, temos a circulação performática em BARCELONA-es com o trabalho “Visita Guiada”, dirigido e proposto por Patricia Machado e a performance autoral, “Teoria da Gravidade”, França e Suíça.
PRODUTOS
Breaking Class
Processo de Criação - Teoria da Gravidade
Laboratório Coreográfico
Escola de Estilos
Palestra: O que eu aprendi com o Hip Hop
Jurado
Estilo de dança famoso por sua energia, com postura mais agressiva, dinâmica e acrobática. Abordamos nessa oficina, trabalho de preparação fisica, musicalidade característica do Breaking, sequencia coreográfica na técnica especifica de TOPROCK, exercícios de solo (footwork), desenvolvimento acrobático (FREEZES e POWERMOVES).
Com um formato dinâmico, divertido, com uma metodologia exclusiva, é possível conhecer melhor a cultura do Breaking e experimentar os principais fundamentos desse estilo de dança para dar inicio a elaboração de novos passos, estilo e personalidade. Os exercícios de criatividade, altamente presentes nessa oficina, possibilita que os envolvidos possam dar continuidade aos seus estudos, estimulando a buscarem evolução constante.
Público alvo: Grupos e cias., artistas e entusiastas a fim de desenvolver o primeiro contato em este estilo ou que desejam aprofundar algum fundamento especifico. A partir de 7 anos.
Duração: Básico 2h – Criativo 3h – Técnica específica 90min
A partir da perfomance “TEORIA DA GRAVIDADE”, elaboramos uma oficina sobre seu processo de criação, do qual ampliamos o olhar sobre os formatos de investigação corporal.
A oficina conta com exercícios, lúdicos, sensíveis e práticos para estimulação, percepção corporal, espaço, fluxo, tempo e peso envolvidos na concepção desse projeto.
Finalizamos a oficina experimentando a montagem e vivencia da performance seguida de uma conversa com o artista.
Público alvo: Oficina indicada para artistas, profissionais da dança, entusiastas da arte e interessados em desenvolver/organizar novos raciocínios no seu processo de criação coreográfica. A partir de 15 anos.
Duração: 120min
A partir de uma breve construção de movimentos, focamos em abordar os elementos que fazem a composição de uma coreografia de danças urbanas (CORPO, ESPAÇO, FORMAÇÕES, DESLOCAMENTOS, MOVIMENTOS, DESENHOS ESPACIAIS), baseados em sugestões propostos em literatura especifica de teatro, cinema, fotografia, composição plástica e dança.
Método simples e sensível para aprofundar possibilidades de ensino e provocações no processo de criação de grupos, direção de cena e coreográficos;
Público alvo: Oficina indicada para artistas, estudantes de arte, profissionais da dança, entusiastas da arte e interessados em desenvolver/organizar novos raciocínios no seu processo de criação coreográfica. A partir de 16 anos.
Duração: 90min
Uma oficina descontraída de sequencia coreografia, que desenvolve os mais variados estilos de danças urbanas (freestyle, breaking, popping, locking, housing, waking, hiphop dance).
Sempre em alto astral e positivo, a aula é preenchida por músicas energéticas e divertidas afim de promover além de uma atividade física, uma experiência de troca, socialização, felicidade e bem estar. A verdadeira essência do HIP HOP. Esta oficina pode ter três níveis de dificuldade.
Público alvo: Livre (com base no nível de dificuldade)
Duração: 90min
Oficina no formato palestra onde conhecemos os elementos da cultura HIPHOP, sua origem, contexto social e filosófico no debate de questões da atualidade (empoderamento, estereótipos, postura).
Na sequencia abordamos como o HIPHOP pode contribuir na formação de bons valores no processo de aprendizagem de jovens e adolescentes (cultura, aprendizagem, conhecimento urbano) bem como usufruir do seu potencial artístico e comercial.
Para finalizar, conversamos sobre o mercado de trabalho das artes e os caminhos para o profissionalismo na dança (marketing, sindicato, formação profissional, plano de carreira), incentivando entusiastas a buscarem melhor postura e profissionalização no seu processo artístico, conversar sobre como ser um profissional da dança, viver e construir uma vida tranquila, assim como qualquer outra profissão padrão.
Público alvo: Estudantes de dança, dançarinos e artistas interessados em conhecer o mercado de trabalho da dança através da análise de trajetórias reais.
Duração: 120h
Com experiência em diversas linguagens e longa vivencia em jazz, ballet, danças urbanas, dança contemporânea e teatro, possui uma fundamentada formação em arte ao longo de sua carreira, com trabalhos de produção nos maiores festivais de dança/musica pelo país, artes visuais, participação em coletivos de arte, elenco e direção de arte para cias de dança, teatro e cinema.
Busca com intensidade novas experiências, nas mais varias linguagens, ferramentas para ampliar e desenvolver uma visão artística muito sensível, atual na critica e provocação para conduzir artistas e trabalhos de dança a níveis criativos mais ousados.
Duração: Até 3h